quinta-feira, 17 de abril de 2008




























A Nona Sinfonia foi o pesadelo de todos os compositores que vieram depois de Beethoven. Eles a tomaram como um ideal a ser alcançado. Depois perceberam que era uma tarefa impossível. "
- Claude Debussy

sábado, 12 de abril de 2008

Descoberto o segredo do violino Stradivarius





























"A química é a chave do som especial que emana do violino fabricado no século XVIII pelo italiano Antonio Stradivarius, revela a mais recente edição da revista científica britânica Nature, escreve e Lusa.
Entre as várias hipóteses esgrimidas para explicar o peculiar som do instrumento constava uma, segundo a qual, um esmalte especial teria sido empregue no seu fabrico.
Outra hipótese avançada indicava que a luz solar nos séculos XVII e XVIII era menor, pelo que as árvores cresciam menos e a sua madeira era mais densa, o que lhe facultava propriedades acústicas superiores.
O estudo, realizado por peritos da Universidade do Texas, nos EUA, aponta para que a madeira usada nesses violinos tenha sido objecto de um tratamento químico de modo a preservar as características do som.
A oxidação e a hidrólise terão sido os métodos aplicados.
A investigação revela que o mesmo tratamento químico foi aplicado aos violinos fabricados pela família Guarneri, de Cremona (Itália), que são considerados quase tão valiosos como os Stradivarius.
Para chegarem às suas conclusões, os investigadores recorreram a lascas de madeira retiradas de cinco instrumentos que estavam a ser reparados.
Foram eles um violino Stradivarius de 1717, um violoncelo Stradivarius de 1731, um violino Guarnerius de 1741, um outro fabricado em Paris na década de 1840 por Gand-Bernardel e uma viola executada por Henry Jay em 1769, em Londres.
A comparação entre os cinco instrumentos, feita através de espectroscopia por infra-vermelhos e ressonância magnética nuclear, mostrou que, no fabrico dos violinos, haviam sido empregues tratamentos químicos, algo que não se registara nos instrumentos procedentes de Paris e Londres."














































Muratov Sergey Vitalevich





























Este violino foi feito há 20 anos e é uma cópia do famoso "Widow Paganini", a caixa com 17mm é 20 vezes menor que o original. Por dentro, naturalmente, é oco. Este foi o último violino que fez, ao todo fez 7, o primeiro quando tinha 16 anos, tinha 36mm. Diz tê-los oferecido todos a boa gente :)

terça-feira, 8 de abril de 2008