sexta-feira, 14 de março de 2008

O Violino

A origem do violino remonta a antigos instrumentos musicais. Podemos encontrar suas raízes no Nefer egípcio, no Ravanastron da India, no Rebab árabe, no R´Jenn Sien dos chineses e até mesmo na clássica lira, dos gregos.

Para se adaptar aos novos arranjos e composições, que exigiam uma ou outra modificação em sua estrutura, o instrumento foi se transformando ao longo dos séculos. No entanto, o primeiro violino, como o conhecemos hoje, foi criado por volta de 1500, por Gaspar Duiffopruggar, da Bavária, considerado o pioneiro na fabricação do instrumento. Logo surgiu a Escola da Brescia, na Itália, e em seguida a família Amati, na cidade de Cremona, que estabeleceu a primazia na construção do violino.

O grande construtor de violinos foi também um italiano. Antonio Stradivari, mais conhecido pela grafia latina Stradivarius, é considerado um gênio na fabricação do instrumento. Não apenas do ponto de vista musical, como também pela beleza de suas obras. Ao longo de sua vida, o mestre construiu cerca de 250 violinos, que hoje podem valer uma fortuna.

O violino é considerado o Rei dos Instrumentos, estando, em uma orquestra, abaixo apenas do maestro. É o primeiro-violinista que rege todos os outros instrumentos.

Uma das obras mais famosas, compostas para violino, é a série As Quatro Estações, de Antonio Lucio Vivaldi, e um dos maiores violinistas de todos os tempos é Nicoló Paganini. Ambos são italianos, o que mostra o quanto este instrumento tem de passional e romântico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário