sexta-feira, 14 de março de 2008

Violino de Giuseppi Guarneri

Violino de Guarneri será tocado após 50 anos sem uso Um dos violinos mais preciosos do mundo, que vale US$ 7,7 milhões, será tocado pela primeira vez em 50 anos quando a Orquestra Australiana de Câmara (ACO, em inglês) começar sua temporada de 2007 em fevereiro.
O violino, parte dos únicos cem fabricados por Giuseppi Guarneri, um dos mais famosos construtores de violinos do norte da Itália durante o século 18, foi comprado por um colecionador australiano anônimo e permanentemente emprestado à orquestra, disse a ACO.

"Estou impressionado pela generosidade e pela visão dos donos deste extraordinário instrumento", disse Richard Tognetti, diretor artístico da ACO e quem tocará o violino conhecido como "Carrodus", devido ao violinista inglês John Carrodous.

"É uma honra suprema ter a custódia deste instrumento", disse Tognetti em um comunicado na terça-feira.

O "Carrodus" foi um dos últimos violinos feitos por Guarneri e, embora construído em 1743, seu valor vem de seu incomum estado físico e tonalidade, segundo a ACO.

O violino está "entre os quatro ou cinco melhores ... ainda sendo tocados hoje em dia", disse em uma nota o negociante da J & A Beare, Charles Beare, em Londres.

IPB Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário